O Blog do Labemus é um portal de divulgação e debate de diversas contribuições às ciências humanas e sociais.
Dentro de um horizonte de (auto)exigência intelectual e compromisso ético, o Blog do Labemus abraça um vigoroso pluralismo quanto a gêneros textuais, linguagens cognitivas, origens disciplinares e pertencimentos institucionais.
Na plataforma do Blog do Labemus você não vai encontrar qualquer discriminação com gêneros textuais, fronteira disciplinar ou barreira institucional que nos sirvam, antes, preferimos respeitar a pluralidade de agendas e estratégias para explorar e expandir o conhecimento que temos sobre viver juntos – ou seja, sobre ser e estar em sociedade.
Temos como horizonte o estímulo à produção científica, por meio da sua divulgação e da democratização de seu debate no ciberespaço. Para tanto, aqui você vai encontrar:
- textos inéditos, de autoras e autores brasileiros;
- traduções;
- raridades publicadas em outros momentos ou plataformas, que julgamos merecer maior visibilidade;
- resenhas críticas de livros, obras de referência e/ou lançamentos;
- análises de conjuntura e outros ensaios;
- relatos etnográficos;
- homenagens, entre muitas outras modalidades de escrita crítica e/ou científica.
histórico
O Blog do Labemus integra o Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social após passar três anos vinculados ao núcleo de pesquisa Sociofilo, coordenado pelo Professor Frédéric Vandenberghe. Como documento do trabalho de reflexão e pesquisa desenvolvido por diversas pesquisadoras e pesquisadores, todo o acervo de material que foi publicado no Blog do Sociofilo continuará disponível aqui no Blog do Labemus, mas com o registro de sua publicação originária no Blog do Sociofilo. Assim, a indicação de citação nos posts e nos pdfs continuará remetendo, tal como quando foram publicados, ao Blog do Sociofilo. Correlativamente, embora todas as publicações estejam reunidas nesse mesmo espaço virtual, apenas aquilo que for publicado a partir do dia 02 de julho de 2020 no Blog do Labemus constará, para fins de registro bibliográfico, como oriundo do novo Blog. Além de uma forma de preservar a história pregressa desse espaço de debate intelectual nos moldes em que ela foi construída, trata-se de um registro de gratidão a todas as pessoas envolvidas na construção conjunta do blog ao longo dos últimos três anos. Além de Ábia Marpin, Samantha Salles, Marília Bueno, Lucas Fahial e André Magnelli, cuja contribuição ao blog permanece patente no seu layout e na sua organização editorial, agradecemos a todas e todos os sociofellows que aparecem nessas publicações como autores, palestrantes, tradutores, revisores e tutti quanti.
corpo editorial
editores-chefes
Diogo Corrêa
Gabriel Peters
comitê editorial
Bárbara Grillo
Carlos Fabris
Rodrigo Cantu
projeto gráfico
Manu Raupp