publicações vídeos

Uma aula sobre a sociologia de Norbert Elias, por Enio Passiani

No post de hoje, o Blog do Labemus traz o segundo vídeo da série Teoria na Pandemia, produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS). Nesta série, cada vídeo traz uma aula sobre os mais importantes autores da teoria sociológica contemporânea. O professor Enio Passiani, especialista em sociologia dos intelectuais e sociologia da cultura, os conceitos fundamentais de Elias, como o processo civilizador, configuração, teias de interdependência, economia dos afetos, etc, e sua relação com as questões contemporâneas.

Teoria na Pandemia aula Norbert Elias

Para ter acesso a aula também por Ênio Passiani sobre Pierre Bourdieu, clique aqui.

Teoria na Pandemia aula Norbert Elias

Também recomendamos a leitura do artigo comparativo entre Bourdieu e Elias, escrito por um dos coordenadores do Labemus, Gabriel Peters. No artigo, Peters trata da relação que Elias e Bourdieu guardam com as conceitos fundamentais, tais como processo, habitus e agonismo. Clique aqui para ter acesso a ele.

 

o Blog do Labemus traz o segundo vídeo da série Teoria na Pandemia, produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS). Nesta série, cada vídeo traz uma aula sobre os mais importantes autores da teoria sociológica contemporânea. O professor Enio Passiani, especialista em sociologia dos intelectuais e sociologia da cultura, dá uma aula sobre Norbert Elias, seus conceitos fundamentais e sua relação com questões contemporâneas. 

Norbert Elias nos ensina como a anosmia é uma forma de negar a corporalidade. Além de ser afirmação do corpo e da animalidade (como em Nietzsche), o faro, geralmente associado a uma abordagem empírica e aproximativa, também pode aparecer como modelo de captura infalível da verdade. Baseado na presença de um rastro, ele pode conduzir instintivamente ao verdade, por reflexo e sem reflexão capaz de introduzir distância e distorção” (Jaquet, XXX: 262)

 

3 comentários em “Uma aula sobre a sociologia de Norbert Elias, por Enio Passiani

  1. Antonio Teixeira de Barros

    Aula muito interessante, com tempo para desenvolver as ideias e fazer os contrapontos teóricos. Parabéns ao Professor!

  2. Jucinara Pinheiro

    Parabéns pela exposição das idéias. Super interessante.

  3. Quanto à relação entre Elias e Simmel cabe também a questão do conflito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading