Seminário Internacional
Universidade Federal de Pernambuco
17 e 18 de abril de 2018
O sociólogo francês Pierre Bourdieu foi tema de um seminário internacional na Universidade Federal de Pernambuco, nos dias 17 e 18 de abril, com a presença de diversos especialistas em sua obra. Intitulado “A recepção da obra de Bourdieu no Brasil”, o evento voltou-se à discussão acerca da circulação das ideias do autor na sociologia brasileira. Ali foram apresentados os primeiros resultados de uma pesquisa exploratória que vem mapeando a correspondência de Bourdieu com autores de países do continente latino-americano, com o Brasil em primeiro lugar em número de comunicações diretas com o autor.
Participaram do evento, que ocorreu no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, os pesquisadores Afrânio Catani (USP), Afrânio Garcia Júnior (École des Hautes Études en Science Sociales), Amin Perez (Universidade de Princeton), Frank Poupeau (École des Hautes Études en Sciences Sociales), Frédéric Vandenberghe (IESP-UERJ), Gabriel Peters (UFPE), Jean-Baptiste Comby (Universidade Paris II – Panthéon-Assas), José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional – UFRJ), Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP), Maria Eduarda da Mota Rocha (UFPE), Marie-France Garcia-Parpet (École des Hautes Études en Science Sociales), Patrícia Ramiro (UFPB), Renato Ortiz (Unicamp), Salete Cavalvanti (UFPE), Silke Weber (UFPE) e Thiago Panica (UFPE).
Abaixo estão disponíveis os áudios integrais das quatro mesas-redondas realizadas no evento.
Mesa-redonda 1: A circulação das ideias de Bourdieu nas Américas
Coordenação: Jean-Baptiste Comby (Universidade Paris II – Panthéon-Assas)
Frank Poupeau (École des Hautes Études em Sciences Sociales)
Amin Perez (École Pratique des Hautes Études)
José Sérgio Lopes Leite (Museu Nacional – UFRJ)
Mesa-redonda 2: Bourdieu e a teoria social no Brasil
Coordenação: Thiago Panica (UFPE)
Frederic Vandenberghe (IESP-UERJ)
Gabriel Peters (UFPE)
Maria Eduarda da Mota Rocha (UFPE)
https://www.youtube.com/watch?v=u7BbGSDwbDU
Mesa-redonda 3: Bourdieu e as sociologias da Cultura e da Educação no Brasil
Coordenação: Silke Weber (UFPE)
Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP)
Renato Ortiz (Unicamp)
Afrânio Catani (USP)
Mesa-redonda 4: Modos de dominação e metamorfoses do mundo que o senhor de engenho criou
Coordenação: Salete Cavalvanti (UFPE)
Afrânio Garcia Júnior (École des Hautes Études en Science Sociales)
Marie-France Garcia-Parpet (École des Hautes Études en Science Sociales)
Patrícia Ramiro (UFPB)
José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional – UFRJ)
O Blog do Sociofílo está de parabéns pela iniciativa. Muito bom o compartilhar de brilhantes intervenções, principalmente, para quem não pode se fazer presente ao evento. Muito obrigado! Aristóteles Veloso da Silva Muniz Bacharel em Ciências Sociais pela UFPE.Especialista em Saúde Pública pela UNIFAVIP.Mestre em Sociologia pelo PPGS/UFPE.Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFPE.Docente da UNIFAVIP.”Lutam melhor os que têm belos sonhos” Che Guevara.
Obrigado por compartilhar. Fiquei fascinado de saber que houve esse seminário no Brasil. Tenho a teoria de que o Brasil nega a tese de Bourdieu em “La Distinction”: aqui, a ascensão social não leva a pessoa a tentar emular códigos de cultura ou comportamento considerados de elite.