agenda divulgação sem categoria

Convite para a palestra ‘Pragmatism and Criticity’, de Francis Chateauraynaud (EHESS, França)

_Francis Chateauraynaud (EHESS, Paris)

No dia 11 de outubro, às 17h, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o SocioFilo e o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ convidam a todos e todas para a palestra do Prof. Francis Chateauraynaud (EHESS, França), intitulada Pragmatism and Criticity: Epistemic Pathways towards a Sociology of Complex Processes.

A atividade será realizada na sala 109 (Evaristo de Moraes Filho), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Francis Chateauraynaud é professor pesquisador na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris e coordenador do Groupe de Sociologie Pragmatique et Réflexive (GSPR). Ele faz parte da segunda geração da sociologia pragmática francesa e estuda controvérsias ambientais e conflitos políticos. Pensador versátil, abre todas as janelas conceituais ao mesmo tempo. Pratica etnografias multissituadas (inclusive no Brasil: faz pesquisa junto com Josquin Debaz em Mariana e Brumadinho), desenvolve softwares e usa inteligência artificial para acompanhar controvérsias cientificas complexas de longa duração (questão nuclear, amianto, antropoceno etc.) em todas as suas escalas. Publicou recentemente (com Josquin Debaz) o livro Aux bords de l’ irréversible: Sociologie pragmatique des transformations. Neste ano, a revista Sociologia e Antropologia publicou um artigo sobre ele.

Nas horas vagas, Francis toca violão. Além da palestra, convidamos também para o concerto Les interstices en duo E&F, de Elise Demeulenaere e Francis Chateauraynaud, que ocorrerá no dia 12 de outubro, às 15h, no Raízes do Brasil, em Santa Teresa.

Francis Chateauraynaud (music).png

0 comentário em “Convite para a palestra ‘Pragmatism and Criticity’, de Francis Chateauraynaud (EHESS, França)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading