Chamada – GT e SPG de Teoria Social da ANPOCS

Captura de Tela 2020-04-25 às 20.39.26

Convidamos @s pesquisador@s interessad@s a conhecer as propostas e a enviar trabalhos para os GT e SPG de Teoria Social da ANPOCS.

Lembramos que o prazo para submissão de resumos é dia 04 de maio.

 

GT42 – Teoria social: diagnósticos e prognósticos do tempo presente

Diogo Silva Corrêa (UVV), Simone Magalhães Brito (UFPB)

Este GT pretende mobilizar as diversas vertentes da Teoria Social contemporânea para pensar a seguinte questão: “em que mundo vivemos?”. A proposta é reunir trabalhos capazes de articular as possíveis respostas da teoria social clássica e contemporânea aos fenômenos que despontam como definidores do nosso tempo presente: o neoliberalismo e suas formas correspondentes de subjetivação, o antropoceno, a questão da regressão democrática, a crise da democracia liberal, a emergência e o fortalecimento dos populismos nacionalistas e antissistêmicos de extrema direita, a “crise” dos valores, a virtualização da experiência via novos dispositivos tecnológicos, a proliferação de fake news, a pós-verdade etc. A intenção do presente GT será, através da pluralidade de vozes da Teoria Social, mostrar como o repertório conceitual da sociologia pode servir tanto para repensar criticamente os pressupostos e instrumentos analíticos da própria teoria social quanto para oferecer horizontes interpretativos novos que auxiliam no trato com as novidades trazidas à luz pelas constantes transformações do mundo em que vivemos.

 

SPG49 – Teoria social: novos tempos, novos desafios

Rodrigo Cantu de Souza (UFPEL), Bruna Della Torre de Carvalho Lima (USP)

A história da teoria social é um cruzamento entre suas análises do presente, suas interpretações do passado e suas perspectivas para o futuro. O papel desempenhado pelos clássicos no pensamento sociológico tem sido não só fornecer a costura de um conjunto de referências a partir das quais se funda um saber, como prover um referencial conceitual com base no qual os sociólogos conseguem diagnosticar o que se passa no mundo hoje, bem como apontar tendências possíveis sobre o amanhã. O SPG “Teoria social: perspectivas e desafios contemporâneos”, tem como objetivo fomentar o debate sociológico com base em trabalhos que articulem configurações teóricas do repertório legado pelos clássicos, bem como por autores e autoras contemporâneos da teoria social afim de explorar suas perspectivas e desafios contemporâneos. Esse repertório deve servir tanto para repensar criticamente os pressupostos e instrumentos analíticos da sociologia quanto para oferecer horizontes interpretativos que auxiliem no trato com as novidades e diferenças trazidas à luz pelas constantes transformações do mundo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.