Habemus Labemus!

redes sociais 1 cópia 2

 

Depois de muito trabalho coletivo, podemos enfim anunciar: habemus Labemus! Em meio ao contexto pandêmico, o Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social (LABEMUS) surge como um grupo interdisciplinar e interinstitucional de pesquisa em ciências sociais e humanas. Ele emerge de um longo e cumulativo diálogo entre pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diferentes departamentos e instituições universitárias do Brasil e do exterior. Seu propósito é desenvolver reflexões teóricas e investigações empíricas que contribuam para uma melhor compreensão do(s) mundo(s) em que vivemos, em um esforço conjunto para elaborar uma ontologia do tempo presente. Reunindo professores, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos atuantes em linhas de pesquisa diversificadas e relativamente independentes, o laboratório funda-se sobre a preocupação comum em apreender a mudança social que caracteriza o mundo contemporâneo.

A ideia de mudança social é nosso ponto de partida na medida em que, sendo um aspecto inevitável da existência coletiva, sua compreensão sempre foi uma motivação intrínseca às ciências sociais e humanas. Assim, a mudança também é um dos principais alicerces de uma teoria social do presente: se o avanço dos diagnósticos e prognósticos de um tempo consiste em incorporar continuamente as complexas dimensões sincrônica e diacrônica da realidade social, ele exige também o constante exercício de abertura dialógica e incorporação sistemática da pluralidade. Nosso laboratório, que tem como principal foco o incentivo coletivo à formulação de novas interpretações do mundo social, é composto por sociólogos, antropólogos, historiadores, cientistas políticos e filósofos cujo objetivo é dar um sentido fecundo e inovador às inevitáveis tensões que emergem da rica variedade de agendas de pesquisa, orientações teóricas e formações metodológicas trazidas por cada um. Tal diversidade é entendida, assim, não como um obstáculo, mas como mola propulsora necessária a uma adequada compreensão do mundo complexo e heterogêneo em que vivemos.

Além de um espaço de interlocução diverso e inovador, o Labemus busca ser uma instância dinâmica de disseminação de novas teorias sociais acerca do presente. Com o intuito de contribuir para a difusão do conhecimento, o laboratório está nas principais plataformas digitais (por isso, para acompanhar nossas atualizações e agendas, siga-nos nos seguintes perfis: facebook, instagram e twitter).

Além disso, é importante dizer que teremos como principal meio de difusão o Blog do Labemus. Após passar três anos vinculados ao núcleo de pesquisa Sociofilo, coordenado pelo Professor Frédéric Vandenberghe, por quem nutrimos enorme gratidão, o Blog do Labemus será uma plataforma interdisciplinar que continuará com o mesmo comitê editorial de antes, a publicar dois posts por semana de textos, vídeos e demais formatos que abordam questões relacionadas à nossa proposta, além das pesquisas e trabalhos de seus membros. 

Por fim, nós, os coordenadores do laboratório, Diogo Corrêa e Gabriel Peters, queríamos manifestar nossa gratidão a todas e todos os envolvidos neste projeto. Foram inúmeras as pessoas com as quais conversamos nos últimos meses e dias; e todas se dispuseram, com entusiasmo e confiança, a enfrentar esta nova empreitada coletiva. Aqui, temos apenas o passo inicial de um conjunto de novos projetos que, esperamos, possam contribuir para tornar mais inteligível o mundo em que vivemos.  

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.