Imersiva podcasts

Imersiva #1 – Silêncios e Confrontos: a saúde da população negra nas burocracias do SUS

 

Por Barbara Grillo

 

Breve introdução ao projeto

O Imersiva é o novo podcast de divulgação científica do Labemus. Preocupado em explorar o “como fazer” das Ciências Humanas e Sociais, o podcast se direciona a estudantes e a pesquisadoras, bem como ao público em geral.

Para as cientistas, o “como fazer” pode estar relacionado àquilo que somos ensinadas nas aulas de métodos da graduação e da pós-graduação, além de nossas próprias experiências de pesquisa. Levando isso em consideração, ao recolher relatos de pesquisas sociais bem sucedidas, o Imersiva busca estender repertórios de referência. Para isso, na primeira temporada, iremos entrevistar recém mestras e doutoras cujos métodos de pesquisa se basearam em técnicas de análise documental ou de acervo, as etnografias multi situadas, as entrevistas em profundidade, etc. A ideia é que todas possamos beber dessa água, mesmo que como mera inspiração. Isso porque entendemos que a escuta de experiências de outras pesquisadoras pode ter um papel importante no desenvolvimento de novos projetos.

Entretanto, quando falamos do interesse do público em geral, esse está associado a dois fatores. De um lado, há uma diversidade de segmentos sociais interessados em entender as discussões travadas por cientistas humanos e sociais. Por outro lado, ainda surgem dúvidas relativas, até mesmo, à “validade” dessas ciências. Por isso, o crescente número de projetos de extensão e divulgação científica tornam-se centrais. Nesse sentido, o Imersiva também se engaja em publicizar esforços metodológicos a esse público, sejam qualitativos ou quantitativos. Tal interlocução pode ser importante para um melhor diálogo entre a universidade e diversos outros segmentos, como, por exemplo, a mídia, o Estado e a indústria. Para isso, damos especial atenção à dimensão comunicativa, costurando novas formas de diálogo, a fim de evidenciarmos o papel de destaque que as Ciências Humanas e Sociais desempenham em nossas vidas.

 

O primeiro episódio

Neste primeiro episódio, Barbara Grillo entrevista Jaciane Milanezi* (Cebrap) sobre a tese “Silêncios e Confrontos: a saúde da população negra nas burocracias do SUS”.

Entre 2014 e 2019, Jaciane realizou análise de documentos do Estado, etnografia em três unidades de saúde e 57 entrevistas com profissionais do Sistema Único de Saúde. Ela entrou em contato com o cotidiano, os valores e as moralidades nessas burocracias da saúde, na cidade do Rio de Janeiro, e as relações de pessoas negras com a saúde.

Ao longo dessa conversa, a pesquisadora fala sobre sua experiência de pesquisa bem como de alguns desafios da prática da sociologia. As ouvintes poderão encontrar esse e outros episódios no Spotify, no Apple Podcasts e no Google Podcasts, além de outras plataformas de streaming. Abaixo, você encontra o link direto para o Spotify.

*Jaciane é pós-doutoranda no Programa Internacional de Pós-Doutorado (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Em São Paulo, ela desenvolve pesquisa sobre a racialização de migrantes internacionais e o acesso à Estratégia Saúde da Família (ESF). Ela possui financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

Contato com a equipe

Em caso de qualquer dúvida ou sugestão, as ouvintes e os ouvintes podem se sentir à vontade para entrar em contato conosco.

Para um contato direto com a apresentadora, dirija e-mail a: barbararsgrillo@gmail.com

0 comentário em “Imersiva #1 – Silêncios e Confrontos: a saúde da população negra nas burocracias do SUS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: