bestagem séries

Bourdieu astral: exercícios (bestas) de estilo, por Gabriel Peters

Como uma passagem da obra de Bourdieu seria reescrita de acordo com o temperamento dos diferentes signos? Eis o exercício (besta) que vai abaixo.

Como uma passagem da obra de Bourdieu seria reescrita de acordo com o temperamento dos diferentes signos? Eis o exercício (besta) que vai abaixo. 

Passagem original de Bourdieu em Meditações Pascalianas:  

DIGRESSÃO: CRÍTICA DE MEUS CRÍTICOS

Hesitei bastante antes de evocar aqui as leituras equivocadas que são feitas, com frequência, de meu trabalho. E superei a tentação de ignorá-las, apesar de quão evidente é o tanto de preconceito que as impulsiona, como qualquer leitor de boa fé poderá perceber, no intuito de levar até o fim a preocupação de explicar e de me explicar.” (Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p.75.)

Áries

Digressão: Crítica de meus críticos idiotas

Hesitei bastante antes de evocar aqui nessa merda as leituras imbecis que são feitas, com insuportável frequência, de meu trabalho. E superei a tentação de ignorar a estupidez dessas leituras, apesar de quão evidente é o tanto de preconceito boçal que as impulsiona  (como qualquer leitor dotado de um cérebro poderá perceber), no intuito de levar até o fim a preocupação de explicar e de me explicar, até mesmo para antas.

Touro

Digressão: Preguiça de meus críticos

Gêmeos

Migo, hesitei bastante antes de contar aqui as leituras equivocadas que são feitas, com frequência, de meu trabalho. Daí, soube do primo do amigo do meu advogado de algumas delas. E nem te conto. Quer dizer, vou te contar agora só algumas, senta aí! Pensei em ignorar a maior parte, já que qualquer parceiro de prosa amigo verá que elas não se sustentam, mas não resisti em te explicar e me explicar e também em te explicar porque pretendo me explicar. Antes de chegar lá, no entanto, tenho que explicar uma coisa…

Câncer

Digressão: Crítica daqueles que me magoaram

Hesitei, me torturei e chorei muito, confesso, antes de evocar as leituras equivocadas que tanto estrago fizeram ao meu coração, o mesmo que estava investido inteiro no meu trabalho e que agora se encontra em pedaços. Devia tê-las ignorado, mas nem isso fui capaz de fazer, já que não parei de sentir aquelas críticas injustas como alfinetes pequenos, porém bem dolorosos, perturbando meu bem-estar. Qualquer leitor com um mínimo de piedade perceberá o preconceito que impulsiona aquelas farpas envenenadas lançadas contra mim, mas eu também tenho voz, eu também tenho o direito de me defender e me explicar mesmo àqueles que tanto me magoaram.

Leão

Digressão: Crítica dos meus críticos invejosos

Não hesitei nem um instante em reconhecer o equívoco das leituras frequentemente feitas, por sei lá quem, de meu trabalho. E concedi minha preciosa atenção a elas, apesar de quão evidente é a inveja que as impulsiona, como qualquer leitor que sabe do meu talento poderá perceber, no intuito de levar até o fim a intenção de explicar o meu ponto de vista, isto é, a verdade.

Virgem

Digressão: Organizando as críticas de meus críticos

Um inventário inicial daqueles equívocos presentes nos esquemas de percepção dos meus críticos, porém erroneamente projetados por eles na minha própria obra, tinha feito surgir 149 erros principais, passíveis de desmontagem analítica em 345 subfalácias. Vejamos essa planilha:…

Libra

Digressão: Meus críticos estão errados…quer dizer, talvez estejam certos…quer dizer, não sei bem

Hesitei, continuo hesitando e provavelmente hesitarei para sempre sobre evocar as leituras um tanto equivocadas, talvez, que são feitas do meu trabalho. E acho que devia ignorá-las, mas não sei bem, porque me parecem (o que você acha?) impulsionadas por um tanto de preconceito. Mas quero levar até o fim a preocupação de explicar e de me explicar, assim que decidir exatamente o que pretendo explicar.

Escorpião

Digressão: Crítica daqueles que em breve perderão as cabeças

Não hesitarei nem por um instante antes de lançar à fogueira as leituras equivocadas que são feitas, com frequência, de meu trabalho. Ignorar tais leituras e seus autores seria permitir que umas e outros andassem por aí impunes, o que não acontecerá enquanto eu estiver aqui para me explicar e me vingar.

Sagitário

Posso responder agora não. Tou viajando.   

Capricórnio

Promoção: Veja de graça as primeiras três críticas dos meus críticos e receba um desconto de 20% na compra de outras três…por tempo limitado

Não hesite, pois não hesitei!  

Aquário

Não tenho interesse em evocar aqui as leituras, equivocadas ou não, que são feitas, com frequência, de meu trabalho – afinal, o trabalho é meu. O que fiz foi ignorá-las, assim como os motivos que as impulsionam, já que tenho mais o que fazer do que me explicar.

Peixes

Hein?

2 comentários em “Bourdieu astral: exercícios (bestas) de estilo, por Gabriel Peters

  1. Lulu Peters

    HAHAHAHAHAHAHA SENSACIONAL!!!

  2. Carla Marson

    Brilhante! Compartilhei com os amigos acadêmicos/astrólogos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: