podcasts Resenhemus

Resenhemus – Ep. 2. Afetos e Tonalidades Afetivas

Confira o segundo episódio do Resenhemus, o podcast de teoria social do Labemus. Gabriel Peters e Diogo Corrêa exploram a temática dos afetos em suas potencialidades e dificuldades analíticas para as ciências sociais. Apesar da sua presença nas ciências naturais, há uma dimensão social nos afetos que é central. O mundo social modula e é modulado por essas relações, que não são somente intelectuais entre sujeitos, mas intercorpóreas e interafetivas.

No ar, o segundo episódio do Resenhemus, o podcast de teoria social do Labemus, agora dedicado à discussão sobre afetos e tonalidades afetivas.

A conversa desliza pra lá, pra cá e de volta, mas segue, mais ou menos, o seguinte roteiro: 1) O que é afeto? Corpos sencientes, espíritos sensíveis; 2) Sentimentos do (ir)real: tonalidades afetivas e senso de realidade; 3) A dimensão social dos afetos: situações sociais e atmosferas afetivas; 4) A dimensão individual dos afetos: Sintonizações e dessintonizações com o mundo; 5) Redomas de vidro: afetos e sofrimento psíquico; 6) A vida intensa: dispositivos de intensificação dos afetos; 7) Afetos em pílulas? A questão dos psicotrópicos; 8 ) Afetos pandêmicos: os efeitos da Covid-19

1 comentário em “Resenhemus – Ep. 2. Afetos e Tonalidades Afetivas

  1. Pingback: Resenhemus – Ep. 4. Múltiplas concepções de self e self múltiplo |

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading